DESTAQUES

Na sua opinião qual dos vereadores abaixo está TRABALHANDO para IPOJUCA?

Os Cursos que vai mudar sua vida!

SÓ TEM PERFUME? TEM JOIAS FOLEADOS DE QUALIDADE?


História de Ipojuca

Município de Ipojuca quem ama compartilha!

História 
Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam a região foram expulsos para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus à região, a mesma era habitada por um desses povos tupis: o dos caetés .

A colonização europeia de Ipojuca teve início em 1560, após a escravização dos índios caetés. A partir daí, os colonos de origem europeia puderam ocupar as terras férteis e ricas em massapê de Ipojuca. As terras eram bastante propícias para o cultivo da cana-de-açúcar, o que causou um rápido surgimento de diversos engenhos na região. Entre os pioneiros, estavam as famílias Lacerda, Cavalcanti, Rolim e Moura.

Quando os holandeses invadiram Pernambuco, no século XVII, já havia diversos engenhos estabelecidos na região. Este local participou da resistência aos holandeses, sob a liderança do capitão-mor Amador de Araújo, em uma luta iniciada em 17 de julho de 1645. A derrota holandesa deu-se em 23 de julho de 1645.

Dessa forma, Ipojuca consolidou-se como uma das mais importantes regiões do sistema colonial. Com dois portos - Suape e Porto de Galinhas - além da maior várzea de massapê do Nordeste, Ipojuca fazia parte do comércio colonial triangular. Porto de Galinhas ganhou esse nome porque era assim que eram comumente chamados os escravos chegados da África, naquele período.

O distrito de Ipojuca foi criado pela lei municipal 2, de 12 de novembro de 1895. A vila surgiu com sede na povoação de Nossa Senhora do Ó e, depois foi transferida para a povoação de São Miguel de Ipojuca.

Com o decreto estadual 23, de 4 de outubro de 1890, a sede foi restabelecida em Nossa Senhora do Ó. Há inúmeras controvérsias sobre a data de fundação de Ipojuca, mas, segundo um vigário da freguesia, seria no ano de 1596.
O nome do município é uma referência ao Rio Ipojuca, que banha seu território.


Aspectos Gerais

Geografia
Localiza-se a 08º23'56" de latitude sul e 35º03'50" de longitude oeste, a uma altitude de 10 metros. Segundo o IBGE, o município tem uma população estimada em 87.926 no ano de 2013.

 Limites
    Norte: Cabo de Santo Agostinho
    Sul: Sirinhaém
    Oeste: Escada
    Leste: Oceano Atlântico

Hidrografia
O município de Ipojuca encontra-se inserido nos domínios das bacias hidrográficas dos rios Ipojuca, Sirinhaém e do Grupo de Bacias de Pequenos Rios Litorâneos

Clima
O município tem clima tropical, do tipo As´. Possui verão quente e seco, com máximas que podem alcançar os 35°C. O inverno é chuvoso e ameno, com mínimas que descem a 16°C em alguns dias. O município registra em média 1.709,4 mm de precipitação anualmente. A temperatura média é de 24,5°C.

O município do Ipojuca fica na Região Metropolitana, distante 49km da capital de Pernambuco, Recife. Desmembrado do Cabo de Santo Agostinho, foi alçado à vila em 30 de março de 1846, com o nome de Nossa Senhora do Ó, e à condição de cidade com a denominação de Ipojuca em 06 de junho de 1896. Recebeu esse nome por estar inserido nos domínios da bacia hidrográfica do rio Ipojuca, além do rio Sirinhaém e do Grupo de Bacias de Pequenos Rios Litorâneos. Em divisão territorial datada de 01 de janeiro de 1979, o município foi constituído de três distritos: Ipojuca, Camela e Nossa Senhora do Ó. Com uma área de 527,107km² e população de 80.637 habitantes, segundo o IBGE, Ipojuca ainda conta com os povoados de Muro Alto, Porto de Galinhas, Cupe, Maracaípe, Serrambi e Toquinho, e bairros como Rurópolis, São Miguel e os engenhos.


feriados 

Março
Dia 30 - Fundação do Município

Sexta Feira da Paixão

Junho
Dia 24 - Dia de São João Batista

Setembro
Dia 29 - Dia do Padroeiro da Cidade, São Miguel

Corpo de Cristo

Símbolos

Bandeira











Brasão









Hino Municipal

Ipojuca, berço sagrado
Que seu povo a nobreza conduz
Suas glórias e honra do passado
Que a nossa bandeira traduz
Lindas praias com seus coqueirais
Verdes campos, céu cor de anil
Suas indústrias e seus canaviais
Em Pernambuco é a grandeza do Brasil

Ipojuca, cidade amada
E abençoada por Jesus
Seus filhos têm sangue guerreiro
Deste solo brasileiro
Terra de Santa Cruz

Deste solo os ipojucanos
Estrangeiros e invasores expulsaram
Tendo à frente os frades franciscanos
Contra os holandeses triunfaram
Neste dia a fé dos cristãos
Que em todos corações petrificou
Santo Cristo que é a nossa tradição
O seu povo a Deus glorificou


Pastor Reginaldo Silva

Retribui com amor a Ipojuca

  

Grupo de Amigos do Pastor Reginaldo Silva


        

Consulte sua Bolsa Família


CURSOS CPT - PARA HOTÉIS


Para revender nas Festas! Imagem Folheados

UTILIDADES PARA TODOS CONFIRA!

HOSTGATOR 100% A MELHOR!

DESCONTO NO CPT


SEU SITE MAIS SEGURO!



CPT - Centro de Produções Técnicas